quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Walles (parte 3)

.
Walles suava, praguejava e se contorcia dentro daquela carruagem apertada e quente. Olhou para o lado e, através da janela, viu sua égua Viola trotando junto à carruagem.
.
"Por que não me deixaram vir montado?" - perguntou a si mesmo. Lembrou-se da resposta, já havia feito a mesma pergunta a Madre Mercedes antes de deixar o convento a caminho de El Paso. E ela havia respondido:
.
.
- Índio não gosta de padre, meu filho. Índio come tudo quanto é tipo de padre. Padre gordo, padre magro, franciscano, vicentino, agostiniano. Mesmo se você não for vestido de padre, eles adivinham. Os demonho chegam e falam no ouvido desses índio encapetado: "vai lá, come aquele lá, é padre"! Quanto mais escondido você ficar durante a viajem, melhor, Walles.
.
.
Certamente Madre Mercedes sofria de amnésia, se não, não falaria essas coisas para Walles. Ou melhor, se não sofresse de amnésia, nem abriria a boca para falar com ele, dada a maneira como chegara ao convento, aos 11 anos de idade. Sorte do padre que, àquele tempo, há quase vinte anos atrás, Madre Mercedes era mais tolerante e acolhedora.
.
Walles já estava ficando cansado de tentar não contrariar a Madre caduca. Aliás, Madre Mercedes era a única pessoa a quem Walles não 'fazia questão' de contrariar, mesmo quando ela impunha coisas absurdas, como, por exemplo, que ele viajasse dentro de um caixote.
.
.
Enquanto Walles estava distraido, remoendo pensamentos sobre seu passado, a porta da carruagem se abriu. Haviam chegado.
.
.
.
- Eu só espero... - Disse Walles para o cocheiro que havia aberto a porta para ele - ...que o desgraçado que me mandou essa carruagem já esteja ardendo no inferno. Quem é o infeliz do tal Banger? - Perguntou o padre, enquanto se esforçava para sair da carruagem.
.
- É aquele senhor alto de cabelos brancos ali, Sr. Padre, te esperando na porta da igreja - Respondeu o cocheiro.
.
.
Uma pequena multidão estava aglomerada em frente à igreja, todos ansiosos para conhecer o novo padre. Mr. Banger estava à frente, com um largo sorriso no rosto.
.
.
- Sua benção padre. - disse Mr. Banger, adiantando-se aos pedidos de outros "fiéis".
.
- Ta abençoado. - Respondeu Walles com a cara fechada. E continuou andando em direção à igreja, ignorando os demais pedidos de benção.
.
- Espere padre. - Disse Mr. Banger, andando rápido para se manter ao lado de Walles - Eu mostro a igreja para o senhor.
.
- Meu filho, não se preocupe. Igreja é tudo igual. Se viu uma, viu todas. Eu só vou botar minhas coisas la dentro, dar água para minha égua e, depois, vou conhecer a cidade. - Disse Walles - Depois de 8 horas preso dentro daquela carruagem, a última coisa que quero é ficar preso dentro de uma igreja. - Completou o padre, falando mais para si mesmo do que para Mr. Banger.
.
- Muito bem padre, o senhor é quem sabe. - Disse Mr. Banger - A propósito, fui desafiado para uma corrida, será daqui a pouco. Se quiser vir assistir, a largada será em frente ao meu bar, logo ali à frente.
.
- Corrida??? Então quer dizer que estão correndo por dinheiro??? - Perguntou o padre, surpreso.
.
- Ora, será apenas um valor simbólico. Uma brincadeira. Nada demais - Respondeu Mr. Banger envergonhado. Havia se esquecido de que a Igreja condenava as apostas.
.
- Ah! Então essa cidade não é tão ruim quanto eu pensava! - Disse o padre sorrindo, enquanto enfiava as mãos nas vestes para tirar um punhado de moedas - Aposto 12 dólares!
.
- Em meu cavalo? - Perguntou Mr. Banger, ainda surpreso com a reação do padre.
.
- Não. Em Viola. Estou entrando no pálio.
.
.
.

11 comentários:

Monique disse...

Quem ganhará? =O

Bianca L. Forreque disse...

AUHUAHAU
Esse padre... você se identifica com ele???
"Claro, ué. Eu que escrevi a história!" [uma coisa não justifica a outra, mas... ahuhauhau]

Henrique disse...

Eu disse isso?

Unknown disse...

Disse. Pior que disse! huahua

E ah! Cadê a continuação?! As pessoas esperam histórias, de escritores renomados! Chega de suspense. ;)

Unknown disse...

Opa! A "Med" sou eu, Bia!
É que está logado no perfil da sala :S

Bianca L. Forreque disse...

...

Bianca L. Forreque disse...

Boooora escrever, que tal?!
Inspire-se!

;*

Bianca L. Forreque disse...

Morreu.
VOLTAA

Wagner disse...

Parou pq? Pq parou?

Monique disse...

A história nao continua nao??
=O

Wagner disse...

Fim? :|